CUIABÁ

Lucas do Rio Verde MT

Prefeitura investe em iluminação pública na Avenida da Fé e dos Desbravadores

Publicado em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, iniciou, nesta semana, a instalação de iluminação da Avenida da Fé e da Avenida dos Desbravadores. A iniciativa possui investimento de pouco mais de R$ 900 mil e o trabalho deve ser concluído em até 120 dias.

São, ao todo, 330 postes e luminárias que serão instaladas no canteiro central das avenidas, a partir da Rodovia Izidoro Pivetta, região do Parque das Emas e Bandeirantes, até a proximidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Tessele Junior e Industrial. O trecho compreende uma extensão de 5,2 km. 

A empresa responsável pelo serviço, contratada pela licitação de Tomada de Preços nº 009/2022, realiza neste momento os serviços preliminares, instalações primárias e as escavações. Essa etapa deve durar cerca de 30 dias e, após isso, inicia a implantação dos postes.

“Esse trabalho que estamos fazendo, que atende diretamente quatro bairros, pelo menos, vai resolver o problema de escuridão que existia ali. Além de melhorar a luminosidade para os condutores, o nosso objetivo é levar mais segurança para os pedestres e ciclistas que utilizam a ciclovia no período noturno”, destacou o secretário de Infraestrutura e Obras, eng. Alexandre Orbolato.

Leia Também:  Segunda turma da Guarda Civil de Lucas do Rio Verde inicia capacitação de armamento em Cotia

De acordo com o projeto, os postes serão instalados de maneira alternada a cada 30 metros e as luminárias serão de LED.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde MT

Monumentos históricos de Lucas do Rio Verde passam por restaurações

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está realizando a restauração nos monumentos históricos da cidade. As esculturas sofrem com as ações de vândalos na cidade e também se deterioram por conta das mudanças climáticas, sendo necessárias as manutenções.

O primeiro monumento que está sendo restaurado é o da Ema, que fica localizada na rotatória do Paço Municipal. A estrutura, feita com reaproveitamento de metais, pesa mais de três toneladas e possui cerca de 10 metros de altura. 

A manutenção está na etapa final. As emas estão recebendo a reposição das penas que foram quebradas, pintura na parte externa danificada pelo sol e soldagem nos pontos de ferrugem. O trabalho de restauração está sendo feito pelo artista Ivaldo Rodowasnki, também responsável pela construção do monumento em 2015.

Outros três monumentos da cidade serão restaurados nos próximos dias. A escultura do Voo da Liberdade, que fica em frente ao Mercado do Produtor, e a escultura da Bíblia Sagrada, localizada no bairro Jardim Amazônia, receberão uma nova pintura e o reparo nas partes enferrujadas.

Leia Também:  Projetos de creche e ampliação de escola reforçam comprometimento na educação de Lucas do Rio Verde

O terceiro monumento a ser restaurado é o dos Garis, localizados na Praça do Bairro Imperial. As esculturas foram entregues em 2016 em homenagem aos garis do município, marcando a universalização da coleta mecanizada.

Os três garis foram feitos de concreto armado e medem cerca de 2 metros de altura cada. Será feito o trabalho de recuperação do braço de um dos garis, que foi quebrado e está com as ferragens expostas. Os monumentos também receberão uma nova pintura.

Para o trabalho de restauração, será necessária a retirada das esculturas do local. Os garis serão levados na próxima semana para o município de Sorriso, onde fica o ateliê do artista Jakson Moura, que também foi responsável pela construção da obra. O prazo para finalização das restaurações é de 15 a 20 dias.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, ressalta a importância das reparações nas esculturas e faz um pedido para a população para cuidar dos patrimônios públicos.
“Fazer a manutenção dos monumentos é uma responsabilidade de gestão e é muito importante para manter a originalidade das obras. Pedimos à população para que tenha o cuidado com os patrimônios públicos coletivos, cabe a nós ter esse olhar cuidadoso para que os monumentos possam permanecer em nossa cidade. Os gastos são muito maiores quando acontece uma coisa desse tipo e é dinheiro público que a gente utiliza para isso. Se algum cidadão presenciar algum ato de vandalismo, denuncie imediatamente para que possamos tomar as medidas cabíveis”, enfatizou Luciana.

Leia Também:  Prefeito Miguel Vaz entrega obras da Secretaria de Esporte e Lazer

A população pode denunciar qualquer ato de vandalismo aos patrimônios públicos através do Aplicativo Lucas Cidadão, da Ouvidoria do Município pelo número 0800 646 4004 (ligação gratuita), ou acionar a Polícia Militar através do 190 e a Guarda Civil Municipal pelo 153.
 

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA