CUIABÁ

ARTE E CULTURA

Fecomércio Celebra Cuiabá terá três dias de programação com atividades que celebram a cultura regional 

Publicado em

Em comemoração ao aniversário de 306 anos de Cuiabá, o Sesc-MT programou diversas atividades que englobam a cultura e a história cuiabana. No Sesc Arsenal, nos dias 5, 6 e 8 de abril, acontece o evento ‘Fecomércio Celebra Cuiabá’, com oficinas criativas, recreações infantis, apresentações de Siriri e música regional, feira de livro, mediações literárias e muito mais.
Dia 5 de abril
No dia 5, a programação começa às 15h com uma oficina de colagem, que terá como personagem principal a bandeira de Cuiabá. Na ação, as crianças irão montar um quebra-cabeça da bandeira, colorindo e fixando um mastro para completá-la. Por fim, o grupo será reunido e ouvirá uma explicação sobre o desfile cívico para, em seguida, serem guiados até os corredores, para uma caminhada, onde poderão exibir suas criações.
Simultaneamente, na Biblioteca do Arsenal, ocorre a mediação de leitura com a autora Cristina Silva, da Editora Entrelinhas, escritora do livro “O Jardim da Minha Mãe”, uma coletânea de poemas que encantam crianças e adultos ao abordar temas como natureza, sentimentos e amizades.
Às 16h, inicia-se a Feira do Livro de Mato Grosso, que reúne autores e ilustradores da região para exporem e venderem suas obras. A feira proporciona um espaço para os artistas divulgarem seus trabalhos e alcançarem um público mais amplo.
No mesmo horário, será realizada a oficina de viola de cocho de papelão. Durante a atividade, será apresentada uma viola de cocho verdadeira e explicada sua importância para a cultura cuiabana. As crianças terão a oportunidade de criar suas próprias violas e testá-las nos corredores do Arsenal.
Às 18h, ocorre a oficina de dança “Como se Dança o Rasqueado”, onde os participantes poderão aprender os passos básicos desse ritmo emblemático da cultura mato-grossense. A inscrição é obrigatória e pode ser realizada clicando aqui.
Paralelamente, acontece a mediação de leitura “Aniversário de Cuiabá”, que explora a trajetória do icônico personagem Zé Bolo Flô. Conhecido por vender ervas, plantas e bolos de arroz em formato de flor, ele também era um contador de histórias talentoso. A mediação abordará suas origens e aventuras.
À noite, às 19h, haverá uma apresentação musical do grupo “Piano Gente”, um projeto que busca alcançar diferentes públicos em pontos estratégicos da cidade. Em seguida, às 20h, será realizada a apresentação dos grupos de siriri Flor Serrana e Flor do Campo no espetáculo “Encontro entre Flores”, no jardim do Arsenal.
Dia 6 de abril
No dia 6, às 15h, inicia-se a oficina de máscaras do Pantanal. Utilizando papelão e papel colorido como materiais principais, as crianças poderão criar máscaras inspiradas em animais icônicos da fauna local, como jacarés, capivaras, onças, tucanos, tamanduás-bandeira e araras.
Às 16h ocorre a primeira sessão da oficina literária “A Palavra em Movimento – O Linguajar Cuiabano, Folclore e Lendas”. A atividade prática aborda estrutura da poesia, métrica e musicalidade para introduzir os participantes à escrita poética. Uma segunda turma será realizada às 18h. Não é necessário se inscrever antecipadamente, porém, as vagas são limitadas e por ordem de chegada.
Para encerrar o dia, às 19h acontece uma apresentação musical com Cris Chaves, cantor, compositor e instrumentista autodidata, e banda.
Dia 8 de abril
No dia 8, aniversário de Cuiabá, às 16h ocorre, novamente, a oficina de máscaras do Pantanal. Às 17h será realizada a oficina “Livro Pop-Up da Fachada do Arsenal”, onde as crianças aprenderão a criar livros tridimensionais com elementos interativos.
Às 18h, ocorre a oficina “Origami de Capivara”, na qual os participantes aprenderão curiosidades sobre esse animal, enquanto constroem um chaveiro em formato de capivara utilizando técnicas de origami.
Simultaneamente ao início dessa atividade, o cantor Henrique Malluf se apresentará no palco com um repertório que mistura rasqueado fronteiriço e samba-rock.
Como parte da programação do aniversário de Cuiabá, às 19h será realizada a abertura da exposição “Dalva de Barros: 90 anos – Lições além das telas”, na galeria de artes do Arsenal. A mostra ficará em cartaz até o dia 29 de junho.
Para encerrar as comemorações dos 306 anos da cidade, às 20h, o trio Pescuma, Henrique & Claudinho, nomes consagrados da música mato-grossense, interpretando sucessos como Chuva de Estrela e É Bem Mato Grosso, se apresentam no palco do jardim do Arsenal.
Confira a programação.
Sesc Arsenal 
Dia 5 – Sábado
15h – Oficina de Colagem com a bandeira cuiabana
15h – Intermediação de leitura com a Cristina Silva – Editora Entrelinhas
16h – Feira do Livro de Mato Grosso com autores e ilustradores convidados
16h30 – Oficina de Viola de Cocho de Papelão
18h – Oficina de dança “Como se dança o rasqueado”
18h – Contação de história “Aniversário de Cuiabá”
19h – Apresentação Musical “Grupo Piano Gente”
20h30 – Apresentação de dança “Encontro entre Flores – Grupos de Siriri Flor Serrana e Flor do Campo”
Dia 6/04 – Domingo
15h – Oficina de máscaras do pantanal
16h – Oficina de Literatura – “A Palavra em Movimento – O Linguajar Cuiabano, Folclore e Lendas”
18h – Oficina de Literatura – “A Palavra em Movimento – O Linguajar Cuiabano, Folclore e Lendas” – segunda turma
19h – Apresentação Cris Chaves Banda Show
Dia 8/04 – Terça-feira
16h – Oficina de máscaras do Pantanal
17h – Oficina de Livro Pop Up da fachada do Arsenal
18h – Oficina de Chaveiro Origami de Capivara
18h – Apresentação Musical “Henrique Malluf”
19h – Abertura da Exposição “Dalva de Barros: 90 anos – Lições além das telas”
20h – Apresentação Musical “Pescuma, Henrique & Claudinho”
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sesc Rondonópolis abre inscrições para cursos de teatro, dança, artes e música
Advertisement

CIDADES

21º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu celebra gerações da música raiz na Concha Acústica 

Published

on

O 21º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu começa no próximo dia 2 de maio (sexta-feira), com muita música e uma programação especial que celebra a tradição e destaca a importância da viola caipira como expressão autêntica da cultura brasileira. A Concha Acústica do Parque de Exposições da cidade será ocupada por nomes tradicionais e jovens talentos, a partir das 17h30. A entrada é solidária e opcional, sendo 1 kg de alimento não perecível.
O evento é realizado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), por meio do Sesc-MT, em parceria com a Prefeitura de Poxoréu, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com apoio do Sindicato Rural de Poxoréu e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel-MT (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer).
Do alto de seus mais de 50 anos de carreira e com presença confirmada em todas as edições do Encontro, a dupla Zé Mulato & Cassiano carrega consigo a essência da viola raiz. “Onde tem um encontro de violeiros, onde a música é realmente caipira, já é uma vitória. Estar no meio cultural, defendendo o que é brasileiro, é muito importante”, afirma Zé Mulato. Para eles, o evento é mais que um show, é reencontro de irmãos, uma grande comunhão em torno de um mesmo ideal.
Com olhar carinhoso para as novas gerações, a dupla destaca a importância dos jovens que escolhem o caminho da viola. “Meus parabéns para os jovens que escolheram ser violeiros. Eles são a continuação dessa grande tradição. Nossa mensagem aos jovens que estão lutando pela cantoria e a viola, é que procurem ser o mais brasileiro possível dentro daquilo que gostam e respeitam”, completa Cassiano.
É exatamente essa continuidade que Clara Viola, a artista solo mais jovem da edição, representa. Natural de São José do Povo (MT) e com apenas 14 anos, ela se apaixonou pelo instrumento musical em 2019, quando ouviu pela primeira vez o som da viola durante uma apresentação da Folia de Reis na casa do avô.
“O som da viola me chamou muita atenção e percebi que era um instrumento diferente dos outros. Pedi uma para minha mãe, e um amigo da família que estava lá escutou, e no dia do meu aniversário me presenteou com uma viola. E, desde então, a viola não sai da minha vida. Ela entrou e ficou, e pretendo levar até onde eu conseguir”, conta Clara.
A violeira chegou ao Encontro de Poxoréu como competidora, tendo conquistado o tricampeonato mirim no ano passado, e agora sobe ao palco como artista convidada. “É incrível pensar que há três anos eu estava competindo e agora, pensar que vou poder me apresentar juntamente aos artistas mais experientes, é algo que só de falar, arrepia, acelera o coração. Porque a gente que é violeira ou que está começando agora, sempre sonha com isso. E poder mostrar a beleza da viola, é algo muito incrível, é algo fantástico para mim”, diz, emocionada.
Com uma apresentação que promete surpresas, Clara deseja que mais famílias levem seus filhos e netos ao evento. “A cada violeiro que nasce, nasce com ele uma nova raiz. E isso mostra que a tradição nunca vai morrer”, completa.
O primeiro dia do 21º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu contará com as seguintes atrações:
Concha Acústica:
17h30 – Vinicius e Venâncio
18h20 – Trio Viola Raiz
18h50 – Os Diamantes do Catira
19h10 – Clara Viola
20h – Zé Mulato e Cassiano
20h50 – Divino e Donizetti
21h40 – Abertura do evento
22h – Os Altaneiros
22h50 – Juliana Andrade e Cleiton Torres
23h40 – Goiano e Paranaense
Palco central
00h30 – Pâmella Viola e Karoline
01h00 – Abertura do Show com queima de fogos
01h30 – Felipe Araújo
Sobre o Sesc-MT   
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Emanuel investe R$ 365 mil e entrega centro comunitário com homenagem a importante morador do Lagoa Azul
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA