CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Notícias Polícia

Chapada dos Guimarães recebe delegacia reformada e revitalizada para melhor atendimento ao cidadão

Redação
Redação fev 23

Parceria e venda de madeira apreendida possibilitaram materiais para a reforma do prédio

A Polícia Civil inaugurou na manhã desta terça-feira (21.02), a reforma e revitalização da Delegacia de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá). A unidade foi totalmente reformada, buscando maior conforto e melhor atendimento para servidores e cidadãos.

A reforma foi realizada com recursos da venda de uma carga de madeira apreendida pela delegacia, além de parcerias fundamentais para arrecadar todo o material necessário para executar o projeto, elaborado pela Diretoria de Execução Estratégica (DEE) da Polícia Civil.

Em um discurso emocionado, o delegado Alexandre da Silva Nazareth fez questão de agradecer aos policiais e todos os demais parceiros, como as Prefeituras de Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Planalto da Serra, Sistema Penitenciário e empresários locais, que contribuíram para a revitalização da unidade. Ele também destacou o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário na decisão de deferir o pedido que proporcionou os primeiros recursos para as obras.

“Posso dizer que essa é uma conquista de união de esforços. Há pouco tempo tínhamos aqui uma delegacia em condições sub-humanas e por meio de muitas parcerias fizemos o possível e o impossível para tornar a unidade um ambiente agradável para os servidores como para a coletividade” disse o delegado.

Nova Estrutura

Foram reformados cartórios e gabinetes que antes eram separados por divisórias e que foram substituídos por paredes de alvenaria, todas as salas com ar-condicionados novos concedidos pela DEE. As divisórias foram reformadas e aproveitadas, sendo transformadas em cabines individuais, instaladas na sala de investigação.

Também foi feita a pintura externa e interna do prédio, construída uma cozinha mais ampla e moderna e a fachada da unidade foi totalmente remodelada conforme a atual padronização da Polícia Civil. Entre outras benfeitorias, estão o trabalho de jardinagem, calçamento completo e adequação do estacionamento para viaturas e servidores.

O Núcleo de Atendimento Psicossocial também recebeu um espaço mais moderno, com mobília nova, brinquedos, buscando um melhor atendimento para atender e acolher crianças vítimas de violência. As obras foram realizadas por reeducandos que trabalharam na unidade por aproximadamente cinco meses, por meio de uma parceria com o Sistema Penitenciário.

Início do projeto

O projeto de reforma da delegacia teve início após uma ação da unidade que apreendeu um caminhão que transportava madeira ilegal, ocasião em que foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o condutor do veículo e a empresa  pelo crime ambiental de transporte ilegal de madeira.

A carga apreendida ficou no pátio da delegacia por cerca de três meses até a confirmação da perícia, que a madeira transportada era diferente do material que constava na nota fiscal. Foi então representado ao Judiciário pelo perdimento do bem material apreendido, em benefício da delegacia e autorização para a venda da madeira.

Com o dinheiro da venda da madeira, foi dado início às obras de revitalização, porém como o valor não era suficiente, a reforma contou com apoio das Prefeituras de Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, além do apoio de empresários que auxiliaram na compra de materiais básicos como areia, tijolo, brita e cimento.

Parcerias

Com mais de 30 anos de Polícia, sendo 22 deles dedicados à sociedade de Chapada dos Guimarães e região, o investigador José Siplaki Netto fez o agradecimento aos parceiros, citando a importância de cada um para realização do sonho de estruturação da delegacia.

“Esse era o nosso objetivo, preparar esse ambiente humanizado, acolhedor, porque dentro dessa casa temos os melhores servidores e isso eu falo com critério e conhecimento de causa porque com 33 anos de Polícia”, destacou.

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, ressaltou a importância das parcerias dizendo que os resultados só vêm com a soma dos esforços. “Hoje tivemos conhecimento de tantas pessoas que ajudaram nesse ato e nós queremos manifestar que a Polícia Civil sempre poderá com essa parceria. O prédio ficou extremamente acolhedor, com salas humanizadas e demais recursos para resguardar a sociedade e melhor atender o cidadão”, destacou Osmar Froner.

O delegado-geral adjunto, Gianmarco Cappola Capoani, que atuou na Delegacia de Chapada dos Guimarães no início da carreira, disse que é um momento de muita alegria participar da revitalização da delegacia, uma vez que a unidade sempre foi carente de melhorias, mesmo estando instalada em um município que atende não só o país, como o mundo.

“Nada melhor do que ter um cartão de visitas desse nível, pois agora Chapada dos Guimarães tem uma delegacia que atende aos padrões da Polícia Civil e à sociedade de forma humanizada, com ampliação da estrutura física, revitalização dos cartórios, demonstrando a credibilidade que a Polícia Civil tem, contando com apoio de tantos parceiros”, destacou.

O delegado Douglas Turíbio Shutze, que também já trabalhou na delegacia de Chapada dos Guimarães, quando morou na cidade por dois anos, destacou as mudanças na unidade. “Há dez anos a Polícia Civil não tinha essa estrutura que foi alcançada, com a ampliação da unidade, aumento da quantidade de cartórios, revitalização do espaço e outras melhorias. Hoje podemos dizer que esse é mais um marco da Polícia Civil na reforma, construção e modernização de suas unidades policiais”, frisou. 

Fonte: PJC

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *