BRASIL
Torres será ouvido por comissão do Senado que investiga mortes no AM
Publicado em
20 de junho de 2022por
Da Redação

Em reunião realizada nesta segunda-feira, a comissão externa formada no Senado para investigar as mortes do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira decidiu ouvir na próxima quarta-feira o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. Os senadores também ouvirão representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), organização para a qual Pereira prestava consultoria ao ser assassinado em 5 de junho, no rio Itaquaí.
A oitiva com o ministro Anderson Torres está programada para ocorrer às 14 horas de quarta-feira, 22 de junho, enquanto a reunião com os indígenas está prevista para às 10 horas do mesmo dia. Ambas serão feitas em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH).
Sugerida pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) na semana passada, a diligência no Amazonas deve durar dois meses e terá como presidente o senador do Amapá, além do senador Fabiano Contarato (PT-ES) como vice-presidente e Nelsinho Trad (PSD-MS) como relator.
Pedido de proteção
Composta por nove senadores — além dos três mencionados acima, integram o grupo Leila Barros (PDT-DF), Telmário Mota (Pros-RR), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Humberto Costa (PT-PE), Eduardo Velloso (União-AC) e Chico Rodrigues (União-RR) — a comissão também solicitou, em caráter de urgência, a proteção de agentes públicos que atuam na região onde Dom e Bruno foram mortos.
A previsão é de que a visita dos parlamentares à região do Vale do Javari ocorra na semana que vem. Segundo os senador Randolfe Rodrigues, a agenda no local poderá servir como subsídio para um eventual pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Os senadores também planjeam investigar o aumento de casos de violência na Amazônia.
“A ideia é ouvir todos os envolvidos nas mortes de Dom e Bruno não só para que haja a elucidação do caso, mas também para compreender a realidade da região, omissões na proteção dos defensores da Amazônia e ataques aos povos tradicionais da floresta”, disse Rodrigues.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
BRASIL
Mais de 60% não se lembram em quem votou para o Congresso
Published
6 dias atráson
1 de agosto de 2022
Pesquisa do Datafolha mostra que seis a cada dez eleitores dizem não se lembrar do nome do deputado federal ou do senador que votaram em 2018. Os dados revelam ainda que, mesmo entre aqueles que afirmam se recordar do político escolhido, pouco mais de um terço declara não acompanhar o trabalho do eventual eleito na Câmara dos Deputados ou no Senado.
O Datafolha fez as perguntas a 2.556 eleitores de 183 municípios nos 27 e 28 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os entrevistados, 64% disseram não se lembrar do nome do candidato a deputado federal escolhido há quatro anos.
O índice é similar aos que declararam não se recordar do nome do senador em quem votaram (65%).
Entre os que declararam aos entrevistadores se lembrar do voto, cerca de 15% afirmam que o escolhido acabou sendo eleito. Apesar disso, pouco mais de um terço desse contingente diz não acompanhar o trabalho desse parlamentar.
A pesquisa mostrou que a avaliação do desempenho de deputados e senadores segue baixa mesmo após a recente aprovação do pacote de bondades eleitorais. A rejeição é de 39%, com apenas 12% de aprovação, um dos piores resultados da atual legislatura, iniciada em 2019.
Em relação à pesquisa anterior, de dezembro, houve uma oscilação positiva, no limite da margem de erro. Naquela época, o índice dos que classificavam o desempenho do Congresso como ruim ou péssimo era 41%; os que diziam ser ótimo ou bom somavam 10%.
A Câmara é comandada atualmente por Arthur Lira (PP-AL), líder do centrão, aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) e um dos principais condutores da aprovação das recentes medidas que resultaram em redução do preço dos combustíveis e ampliação do Auxílio Brasil, entre outros pontos.
Com o intuito de turbinar os benefícios em meio à corrida presidencial, os projetos atropelaram leis eleitorais e que tratam das contas públicas, além de prejudicar a arrecadação de estados.
O antecessor de Lira foi Rodrigo Maia (PSDB-RJ), que em 2019 e 2020 adotou uma linha de independência em relação a Bolsonaro.
O Senado é presidido por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que também tem uma linha de independência em relação ao governo. Seu antecessor foi Davi Alcolumbre (União-AP), cuja gestão foi próxima a Bolsonaro.
Se olhada mais a longo prazo, a rejeição ao trabalho do Congresso Nacional observou um leve recuo, de 44% em setembro do ano passado para 39% agora. A aprovação ficou praticamente similar. Era 13%, agora é 12%.
Os números do Datafolha mostram que os eleitores que declaram voto em Bolsonaro têm uma visão levemente mais positiva do trabalho do Congresso do que os que dizem optar por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Entre os eleitores de Bolsonaro ou os que avaliam positivamente seu governo também são levemente mais altos os índices daqueles que dizem se recordar do congressista que escolheram em 2018. (Da Folha de S. Paulo)

Entenda os prejuízos da suspensão do uso do Carbedazim pela Anvisa

Simone Tebet registra candidatura à Presidência no TSE

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação

Em busca de novas oportunidades, estudantes retomam estudos pela EJA do Sesi MT
CIDADES


Gestão Miguel Vaz resgata a história do município ao homenagear família de Francisco Lucas
Além de completar 34 anos de emancipação político-administrativa em 2022, a cidade de Lucas do Rio Verde comemora também os...


Mutirão Fiscal ultrapassa a marca de 2 mil acordos formalizados e R$ 9 milhões negociados
Gustavo Duarte Clique para ampliar Lançada há um mês, a edição do Mutirão da Conciliação Fiscal de 2022 alcançou nesta...


Vereadores aprovam PL que cria programa voltado para garis em VG
A Câmara Municipal de Várzea Grande aprovou o Projeto de Lei n° 122/2022 que dispõe sobre a criação e implantação...
POLÍTICA MT


Paccola tem candidatura oficializada
Mesmo sem comparecer á convenção do Republicanos hoje, o vereador Tenente Coronel Paccola, teve sua candidatura a deputado estadual...


Coronel Fernanda tem candidatura à deputada federal oficializada durante convenção do PL
A candidatura à deputada federal da Coronel Fernanda foi homologada nesta sexta-feira (05.08), durante a convenção estadual do Partido Liberal...


Senador afirma que a prioridade do PL é reeleger Jair Bolsonaro
Em convenção realizada na manhã desta sexta-feira (5), o Partido Liberal (PL) homologou a candidatura do senador Wellington Fagundes à...
MATO GROSSO


Dona Eulália responde ao Censo 2022 no 1º dia da coleta em Cuiabá
A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso visitou Eulália da Silva Soares, conhecida...


Obras do primeiro empreendimento Smart Home de MT começam em agosto
O Moov, primeiro empreendimento smart home de Cuiabá, começou oficialmente a ser construído na última segunda-feira (1). O modelo de...


Pacote de R$ 180 milhões lançado por Dorner em Sinop, tem escola tempo integral; Obras começam na próxima semana
O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) lança, na próxima semana, mais uma grande obra que compõe a 1ª etapa do amplo...
POLÍCIA


Lula tem rejeição de 37,2% do eleitorado de MT
O candidato à presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 37,2% do eleitorado mato-grossense, conforme...


Passageira de ônibus é presa novamente transportando drogas
Na tarde de ontem (04), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 2 kg de pasta base de cocaína na BR 070,...


Veículo do Rio de Janeiro é recuperado em Rondonópolis/MT
Na noite de ontem (04), na BR 364, no município de Rondonópolis/MT, a Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo que...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
CULTURA5 dias atrás
A prof. Rubia Naspolini Yatsugafu convida todos para um super concerto do UFMT
-
Política MT3 dias atrás
Coronel Fernanda participa de encontro com Bolsonaro, prefeitos e líderes do agro de MT
-
SAÚDE6 dias atrás
Planos de saúde: acaba hoje limite de sessões para quatro categorias
-
Política MT3 dias atrás
Pesquisa mostra que Wellington abre 15 pontos de vantagem sobre Neri