CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Cultura Curiosidades Educação Notícias

5 de novembro, Dia Nacional da Língua Portuguesa

Redação
Redação nov 05

Atualmente, a língua portuguesa é o 5º (quinto) idioma mais falado do planeta.

No Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa foi criado a partir do decreto de lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, estipulando a celebração para o dia 5 de novembro.

A escolha desta data é uma homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849, e é considerado um grande estudioso da língua portuguesa.

Existem nove países que adotam o português como idioma oficial: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau.

Nesta data os países do espaço lusófono procuram desenvolver atividades que ajudam a promover a cultura do idioma português pelo mundo.

Para valorizar o bom uso do idioma, agora em outubro o Governo publicou uma portaria que proíbe o uso da “linguagem neutra” em projetos culturais financiados pela União.
O secretário nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciúncula, explicou: “Entendemos que a linguagem neutra (que não é linguagem) está destruindo os materiais linguísticos necessários para a manutenção e a difusão da cultura”.
Segundo Porciúncula, “o uso de signos ininteligíveis, cujo objeto é mera bandeira ideológica, impede a fruição da cultura e dos seus produtos, pois interrompe o processo de comunicação da língua, contrariando os deveres constitucionais dos arts. 215 e 216”.

Outra data que também celebra a Língua Portuguesa é 10 de junho, comemorada principalmente em Portugal (o berço do idioma português). A escolha desta data é uma homenagem ao icônico poeta Luiz Vaz de Camões, o autor de Os Lusíadas, que faleceu neste dia em 1579.

Fonte: Calendarr Brasil/Fotos Google

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *